quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os PRIMEIROS DENTINHOS do BEBÊ e a AMAMENTAÇÃO





Amamentar não dá cárie!


AMAMENTAÇÃO:

AJUDA a ARCADA DENTÁRIA


As
mamães podem ficar tranquilas. Segundo o especialista, amamentar favorece a dentição e ajuda no posicionamento da arcada dentária dos pequenos, pois envolve diversos movimentos, como fechamento e retração
da mandíbula, além dos realizados com a língua na aréola.


No entanto, ao contrário, a chupeta causa danos à dentição infantil.
Carvalho explica que o uso leva à mordida aberta, à mordida cruzada e a uma má postura da língua.

“Os bebês amamentados e que não usam chupetas ou mamadeiras têm menos problemas fonoaudiólogos e
ortodônticos.”

Leia mais no www.aleitamento.com











...


Marcus Renato de Carvalho - É pediatra e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ. Especialista em Aleitamento Materno pelo IBCLC. Um dos autores do livro “Da Gravidez à Amamentação” e editor do site www.aleitamento.com.



Fonte: http://www.aleitamento.com.br/a_artigos.asp?id=3&id_artigo=2567&id_subcategoria=4
Autor: Dr. Marcus Renato de Carvalho
Data: 15/9/2011

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

IV CONGRESSO PAULISTA DE BANCOS DE LEITE HUMANO




Período: 2 a 4 de dezembro de 2011
Local: UNIFESP Teatro Marcos Lindenberg Rua Botucatu, 862 - Vila Clementino São Paulo / SP - BRASIL

Descrição: TEMA CENTRAL: O ALEITAMENTO MATERNO E LEITE HUMANO: SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL Para a realização do IV Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XIV Encontro Paulista de Aleitamento Materno o grande desafio é a necessidade de dar continuidade ao desenvolvimento de competência para uma nova forma de pensar as questões relacionadas à amamentação e às atividades dos Bancos de Leite Humano -BLHs. Para tanto, vale propor cinco níveis de investimento: · A construção de vias que facilitem o acesso dos profissionais aos novos saberes · A definição de caminhos que possibilitem o desenvolvimento científico · A elaboração de Projeto de Formação de Recursos Humanos para o Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano · A implantação do Programa de certificação de qualidade, a padronização de rotulagem e instruções de doação e distribuição de Leite Humano · A importância do Aleitamento Materno na prevenção da fome e doenças passando pela discussão da ecologia do desenvolvimento humano.

Fonte: www.aleitamento.com.br/a_eventos_detalhes.asp?evento=133

Fralda Descartável ou Fralda de Pano?


Já está no Portal Grávida e Cia o novo texto na minha coluna: Fralda Descartável ou Fralda de Pano?

Muitas mães preferem utilizar as fraldas descartáveis em seus bebês devido à praticidade que elas fornecem, porém, apesar dessas fraldas serem mais práticas elas podem causar alergia e irritação na pele sensível do bebê, sem falar que o uso em grande quantidade das fraldas descartáveis atualmente se tornou também preocupante para a situação ambiental do nosso planeta.

A maioria das pessoas não sabe, mas um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, anualmente, só para suprir a indústria de fraldas! Após sua utilização, as fraldas ainda levam em média 450 anos em sua decomposição.

Usar fraldas de pano também representa economia para a família, pois uma criança utiliza é média 5500 fraldas descartáveis durantes seus primeiros dois anos de vida!

No Brasil, apenas 27% das crianças de 0-30 meses usam fraldas descartáveis, mesmo assim são descartadas:


- 204 fraldas por segundo
- 12. 240 fraldas por minuto
- 734.400 fraldas por hora
- 17.625.600 fraldas por dia

Preocupadas com esses dados, muitas empresas estão investindo no mercado sustentável, é possível adquirir fraldas de pano em lojas com produtos de puericultura e até comprar pela Internet.

Como se deve realizar a troca da fralda e higienização do bebê?
  • Para prevenir a alergia e a irritação na pele do bebê a troca das fraldas deve ocorrer pelo menos oito vezes por dia, no mínimo.
  • Deve-se utilizar algodão umedecido em água morna e limpar de cima (no sentido da região genital) para baixo para evitar contaminação de resíduos das fezes nas genitais do bebê.
  • Para cada passada use um algodão umedecido.
  • Seque toda região antes de colocar a fralda.

Maylu Souza
Enfermeira Pós-graduanda em UTI Neonatal e Pediátrica, Especialista em Obstetrícia, Saúde Pública e Docência do Ensino Superior. Professora de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e da Escola Técnica de Enfermagem de Itabuna (ETEI). Já atuou como Doula no Hospital Manoel Novaes e foi Enfermeira da Maternidade Ester Gomes. Enfermeira do HIPERDIA (Programa de Hipertensão e Diabetes). Membro da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da infância e adolescência (SOGIA). Realiza atendimento domiciliar (Home Care): Consultoria em Aleitamento Materno, Orientações e cuidados gerais de Puerpério e com o Recém-Nascido, Drenagem Linfática na Gestação e Pós-Parto, Massagem Terapêutica para Gestantes e Shantala.
(73) 8863 - 7798
Fonte: www.maylu.com.br